SOBRE

A MicroCiclo oferece uma tecnologia que vai ressignificar o tratamento de resíduos oleosos através do uso de microrganismos. Criando soluções para um mundo livre de resíduos oleosos

A MicroCiclo é uma spin off acadêmica de base biotecnológica, fundada em agosto de 2019, por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Durante quinze anos de pesquisa, nas áreas de genética ambiental e microbiologia de petróleo, empregando técnicas de biologia molecular, microbiologia, bioquímica e bioinformática, a equipe multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG), selecionou bactérias capazes de consumir os hidrocarbonetos do petróleo e de óleos industriais.
Dessa equipe saíram às fundadoras da MicroCiclo com a missão de ressignificar o tratamento de resíduos oleosos usando a ciência como maior aliada.




EQUIPE

Drª Lucymara Agnez-Lima

Bióloga PhD em Genética e professora da UFRN. Gerencia a infra-estrutura física e presta consultoria científica.

Lattes

Drª Carolina Minnicelli

Bióloga, PhD em Biologia Molecular. Atua no desenvolvimento do MVP e apresentação junto ao mercado.

Lattes

Drª Rita Silva-Portela

Bióloga, PhD em Biologia Molecular. Atua no desenvolvimento do MVP e na etapa de validação junto ao mercado.

Lattes

Drª Marbella da Fonseca

Bióloga, PhD em Genética na UFRJ, com experiência em bioinformática. Atua na análise do mercado e validação da eficiência do MVP.

Lattes

Mª Júlia Freitas

Bióloga, mestre em Bioquímica, doutoranda. Atua na obtenção do MVP e na etapa de validação junto ao mercado.


Lattes

Kamilla Silva-Barbalho

Bióloga, mestranda em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFRN. Atua na análise do mercado, análise de concorrentes e validação da eficiência do MVP.

Lattes

PRODUTOS

A MicroCiclo desenvolve produtos compostos por bactérias não patogênicas e degradadoras de frações do petróleo (diesel, gasolina, óleos lubrificantes que são tóxicos à saúde humana e ambiental).

As formulações bacterianas são produzidas na forma líquida para uso imediato ou em pó para condicionamento em temperatura ambiente.

Os produtos são elaborados para aplicações específicas de descontaminação dependendo do resíduo, resolvendo problemas reais das empresas, em uma modalidade de co-desenvolvimento da solução.

O produto da MicroCiclo é seguro, com bactérias provindas de ambientes naturais e sem modificações genéticas.

A aplicação inclui o tratamento de resíduos oleosos de indústrias como metalúrgicas, siderúrgicas, postos de combustível e gestoras de resíduos oleosos.

A MicroCiclo busca ainda promover a praticidade, possibilitando aplicação dentro das instalações da indústria como em containers, caixas separadoras de óleo e água, lavadores de gases ou em lagoas de contenção.


PRÊMIOS E CONQUISTAS

Aprovada para a segunda fase do programa de pré-aceleração do Conecta Startup Brasil do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação em parceria com o CNPq.

Aprovada entre as 15 startups selecionadas na fase final do edital Centelha/RN (FINEP, MCTIC).

Aprovada entre as 10 startups selecionadas para o Academy Industry Training (AIT/2020/2021) organizado pela Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI) da Suíça e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), do Brasil. O programa é realizado pela swissnex Brazil, em parceria com a Universidade de St. Gallen (Suíça), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A MicroCiclo foi uma das cinco finalistas na categoria Pitch do prêmio MIT $100K Entrepreneurship Competition lançado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires, juntamente com o MIT Sloan School of Management Latin America Office.

Blog